Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como deixar a casa cheirosa? 5 dicas simples e criativas!

  • 20 de fevereiro de 2024
  • Equipe Riva
  • 9 minutos de leitura
Como deixar a casa cheirosa? 5 dicas simples e criativas! Riva Incorporadora

Uma casa com cheiro agradável contribui para uma sensação acolhedora e relaxante. Algumas práticas simples, como manter o local higienizado, as janelas abertas e as cortinas, tapetes e roupas de cama limpas contribuem muito para um ambiente sempre perfumado. 

Se você quer saber como deixar a casa cheirosa, não perca as 5 dicas práticas e criativas que preparamos para você!

As vantagens de um ambiente cheiroso

Uma casa cheirosa favorece tanto o bem-estar físico, com um ambiente higienizado, bem-cuidado, acolhedor e agradável, quanto o bem-estar mental, influenciando o equilíbrio emocional e a sensação de relaxamento, reduzindo o estresse.

Sem contar que, ao escolher aromas, além de perfumar o local, é possível personalizar o ambiente, criando uma identidade olfativa agradável e que combine com o perfil dos moradores.

Outra vantagem de um apartamento cheiroso é que ele causa uma excelente impressão logo na chegada, tornando-o extremamente convidativo não só para os residentes, como também para os visitantes, que terão uma sensação incrível ao entrarem na sua casa.

E vale lembrar, ainda, que certos aromas influenciam positivamente o humor, o sono e até a concentração, atribuindo propriedades de aromaterapia. Além disso, alguns ainda trazem excelentes lembranças — a chamada memória olfativa — criando um ambiente nostálgico e acolhedor.

5 dicas para deixar sua casa sempre cheirosa

Ter um local com cheiro agradável é mais fácil do que você imagina. Há uma série de dicas de cuidados e produtos que vão ajudar a deixar um aroma incrível em todos os ambientes do seu lar. Confira e descubra agora mesmo como deixar a casa cheirosa!

1. Mantenha a casa limpa

O primeiro passo para uma casa cheirosa é manter o ambiente limpo. E essa limpeza vai além da remoção da poeira do chão e dos móveis, e da lavagem do quintal. É importante ter atenção, por exemplo, aos cestos de lixo, mantendo-os vazios para evitar odores desagradáveis. 

Outra sugestão interessante — principalmente em apartamento com suíte, que tem mais de um banheiro —, é optar pelas lixeiras com tampa — aquelas com pedal, por exemplo, são excelentes tanto para a cozinha quanto para os sanitários.

Atenção também aos alimentos da casa: confira os produtos armazenados na geladeira, nos armários e na fruteira para que não tenha nada começando a estragar. Sempre passe um pano molhado no chão para evitar respingos de comidas ou bebidas, que podem atrair moscas e, consequentemente, aquele cheiro desagradável.

2. Abra as portas e as janelas diariamente

Abrir a janela pela manhã proporciona uma sensação incrível de bem-estar, não é mesmo? Isso porque, com ela aberta, o ar se renova dentro de casa, trazendo uma impressão de casa limpa e arejada

Por isso, se possível, deixe as janelas abertas e até mesmo as portas, para evitar aquele cheiro de mofo característico de ambientes que ficam sempre fechados.

3. Troque frequentemente as peças de cama, mesa e banho

Outra sensação incrível de bem-estar é a de ter roupas de cama e de banho limpinhas e com cheiro de amaciante. E esse cuidado é válido não só para os edredons, lençóis e toalhas de banho. As cortinas, os tapetes e os panos de louça, quando estão limpos, também proporcionam um aroma agradável aos ambientes, além de evitar fungos e ácaros se espalhando pela casa.

Uma dica para manter seus artigos de cama, mesa e banho sempre perfumados e sem aquele cheiro de tecido guardado é inserir saquinhos de sachê perfumados entre as peças dentro da sua cômoda ou guarda-roupa planejado, o que também é válido para as peças sazonais, que ficam muito tempo guardadas sem serem usadas.

como deixar a casa cheirosa saquinhos

4. Tem pets? Atenção para a higiene deles!

Quer saber como deixar a casa cheirosa com cachorro? Eles, assim como gatos e outros pets, já fazem parte da família, mas precisam tomar banho com frequência, para que tanto eles quanto a casa mantenham-se saudáveis e cheirosos. 

Os cobertores, as caminhas e os bichinhos de pelúcia também precisam ser lavados de tempos em tempos, para que os odores não se espalhem pela casa.

5. Conte com alguns produtos para perfumar a casa

Assim como é possível definir as cores para apartamento, você também pode escolher alguns produtos para deixar todos os ambientes com um aroma agradável e, consequentemente, aquela sensação de paz que tanto buscamos frequentemente. Confira algumas sugestões e descubra como deixar a casa cheirosa o tempo todo!

Difusores de aromas

Os difusores de aromas estão disponíveis em várias opções, e podem ser usados não só no banheiro, mas em todos os ambientes da casa — e o mais interessante é que eles têm um design discreto, que se adapta a qualquer estilo, inclusive em uma decoração clean na sala

Entre os mais populares estão os difusores stick, que têm aquelas varetas umedecidas no líquido, espalhando o aroma pelo ambiente, e os difusores elétricos, que funcionam à pilha e soltam o aroma no tempo programado no aparelho. Os dois modelos são encontrados até mesmo em supermercados e têm refis de diferentes fragrâncias, desde aromas de bebê até cheiros de flores-do-campo e frutas cítricas.

como deixar a casa cheirosa aroma

Umidificador com aromatizador de ambientes

O umidificador de ambientes solta um vapor para ajustar a umidade do ar e é excelente nas épocas muito secas, que prejudicam a nossa respiração. E o interessante é que alguns modelos de umidificadores podem receber algumas gotinhas de óleos essenciais na água do compartimento. Assim, além de melhorar a qualidade do ar, esse aparelho também vai deixar um aroma incrível na sua casa. 

Mas é muito importante verificar se o seu aparelho é umidificador e aromatizador, pois somente o modelo com as duas funções pode receber os óleos essenciais.

Velas aromáticas

As velas aromáticas, que se popularizaram entre leitores, redatores e escritores, por trazerem inspiração e estimularem a criatividade, também se tornaram indispensáveis em outros cômodos além do escritório, já que exalam aromas suaves, que proporcionam calma e aquele cheirinho de casa limpa. 

Mas, embora as velas sejam fabricadas de modo que garantam a segurança dos usuários, é essencial que, quando acesas, elas estejam sempre sob supervisão e, principalmente, longe de elementos como cortinas, papéis e outros produtos inflamáveis.

como deixar a casa cheirosa: vela aromática

Plantas e flores naturais

Se você quer deixar sua casa perfumada e, ainda, melhorar o conforto térmico e acústico dos ambientes, algumas plantas e flores são uma alternativa excelente. Um vasinho de eucalipto no banheiro, por exemplo, vai exalar um cheiro incrível junto ao vapor do ambiente, sendo um ótimo aliado no combate a problemas respiratórios e ao estresse. 

Já a flor-de-mel tem esse nome por exalar um aroma de mel. Fácil de cultivar, ela se adapta tanto a ambientes internos quanto externos e pode ser encontrada nas cores roxa, laranja, rosa e branca.

O alecrim é uma opção perfeita tanto para perfumar a sua casa quanto para compor uma horta em apartamento, garantindo hortaliças e até mesmo frutas fresquinhas para a sua família.

Uma casa cheirosa é sinônimo de aconchego e bem-estar

Uma casa cheirosa começa com uma casa limpa, sem poeira ou resíduos no chão e nos móveis e, ainda, com as lixeiras devidamente higienizadas e os alimentos armazenados da maneira correta. Assim, basta complementar com as opções de aromatizadores de ambientes para transformar lar em um refúgio de aconchego e bem-estar.

Assim como entender como deixar a casa cheirosa, é essencial mantê-la em uma temperatura agradável para todos. Então, aproveite e descubra também como refrescar o ambiente no verão, para que os dias mais quentes do ano sejam agradáveis na temperatura certa!


Post Anterior
Como calcular o INCC de um imóvel? Guia completo
Próximo post
Como usar divisória de ambiente no apartamento? Confira!