Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Saiba como limpar janela de vidro e deixá-la brilhando

  • 26 de outubro de 2022
  • Equipe Riva
  • 10 minutos de leitura
Saiba como limpar janela de vidro e deixá-la brilhando Riva Incorporadora

Está com dúvidas de como limpar janela de vidro e deixar a sua casa brilhando? Veja as dicas que a Riva Incorporadora preparou para você!

Ter uma casa feliz é sinônimo de contar com um lar organizado, higienizado e confortável para todos os moradores. Nesse contexto, saber como limpar a janela de vidro é uma das dúvidas mais compartilhadas pelas pessoas.

Para quem acabou de comprar um apartamento ou se mudou para uma casa nova, a limpeza das janelas pode ser um importante cartão de visitas.

Assim, é crucial saber quais são os produtos mais adequados para evitar que o vidro fique embaçado ou até mesmo prevenir arranhões

Foi pensando nisso que preparamos este post, repleto de dicas para ajudar você a saber como limpar o vidro da janela da melhor maneira. Acompanhe e fique por dentro de ótimos truques!

Dicas gerais de como limpar o vidro da janela de apartamento

Como você sabe, o bem-estar e a organização do ambiente geram uma casa feliz, onde você e sua família podem desfrutar do espaço sem se sentirem incomodados.

Por outro lado, a desorganização pode gerar essa indisposição, especialmente se o ambiente está sujo. Nesse sentido, limpar o vidro da janela do seu apartamento deve ser algo constante.

No entanto, você não deve simplesmente usar qualquer tipo de produto ou fazer uma higienização sem considerar o material, pois isso pode ocasionar desgaste e acabar gerando mais problemas.

Sendo assim, listamos algumas dicas gerais para você limpar o vidro da janela de seu apartamento da melhor maneira. Confira!

Pessoa fazendo a limpeza de vidro. Imagem ilustrativa para texto como limpar janela de vidro.

Retire a poeira com um pano seco

Antes de qualquer coisa, você precisa retirar a poeira da superfície para poder aplicar a solução escolhida.

Aliás, a poeira contém diversas partículas e microorganismos que causam problemas respiratórios, como rinite alérgica e bronquite.

Portanto, utilize um pano seco de microfibra ou uma flanela macia no vidro da janela para limpar a superfície e retirar a poeira. Isso ajuda também a remover partículas que podem arranhar o material.

Uma dica importante: não use o mesmo pano para limpar diversas superfícies.  Desse modo, você evita carregar a sujeira de um canto para outro.

Quais produtos devo usar para limpar o vidro da janela?

Existem vários materiais que você pode utilizar para limpar os vidros de seu apartamento. Inclusive, é possível encontrar no mercado produtos específicos para essa finalidade, facilitando o processo.

Por exemplo, limpadores de vidro funcionam para limpar a janela de seu imóvel de uma forma simples e eficiente. Em alguns casos, os fabricantes acrescentam essências que tornam o ambiente ainda mais agradável.

Todavia, se você tiver alguma alergia ou simplesmente quer evitar substâncias químicas artificiais, pode considerar soluções caseiras na hora de limpar o vidro da janela.

Inclusive, você sabia que cerca de 30% dos brasileiros têm problemas alérgicos? Portanto, utilizar misturas neutras naturais pode ser uma excelente saída para preservar a sua saúde.

Assim, aplique o detergente neutro para a lavagem. Outra mistura caseira que dá muito certo é a de água, álcool e vinagre branco (ou limão), principalmente, para superfícies com gordura. 

Finalize a faxina com um papel toalha

Não finalize a limpeza utilizando o mesmo pano que utilizou para tirar a poeira. Muitas vezes, achamos que ele está limpo, mas as partículas de sujeira ainda se encontram nele.

Então, você pode esperar que a janela seque naturalmente ou utilizar um pequeno rodo para retirar o excesso de líquido do vidro, ajudando a limpar a superfície.

Em seguida, dobre 2 folhas de papel toalha e passe com cuidado em todos os cantos da sua janela. Desse modo, você não toca no vidro e não deixa manchas das suas digitais.

Outro aspecto positivo do papel toalha é o seu alto grau de absorção de água. Então, basta pressionar algumas folhas na janela, sem realizar movimentos circulares ou de vai e vem.

O que evitar na hora de limpar a janela de vidro do apartamento?

Em primeiro lugar, evite produtos abrasivos, como cloro, alvejantes e panos de materiais ásperos, pois eles causam arranhões ou mancham o vidro de forma permanente.

Além disso, eles funcionam melhor na limpeza de materiais mais resistentes, como aço inox, rejuntes, revestimentos cerâmicos, porcelanatos, azulejos, e assim por diante.

Para limpar a janela de vidro, também é importante não utilizar o removedor, um solvente bastante presente na limpeza dos lares brasileiros.

Apesar de oferecer uma ação instantânea de remoção de manchas, esse produto tem em sua composição a nafta hidrodessulfurizada e de benzeno, substâncias altamente tóxicas.

Outro aspecto importante é a corrosão dos removedores. Assim, a moldura de madeira de sua janela também pode ser danificada.

Também tenha muito cuidado com misturas de diversas substâncias, especialmente as que envolvem produtos artificiais, visto que podem gerar reações alérgicas severas.

Por último, não utilize a água sanitária para limpar uma janela de vidro. Quando utilizado em lugares fechados, esse produto pode ocasionar intoxicação e piorar quadros asmáticos.

pessoa usando rodo em janela. Imagem ilustrativa para texto como limpar janela de vidro.

Como limpar o vidro da janela sem deixá-la embaçada?

Para fazer uma boa limpeza das suas janelas de vidro, é preciso seguir alguns passos fundamentais:

  • acertar na escolha dos produtos;
  • fazer os movimentos mais adequados;
  • encontrar a quantidade correta de água;
  • garantir uma boa secagem.

Vamos voltar à primeira dica: use sempre esponjas e panos macios, de preferência, que não soltem pelos. Em seguida, aplique o produto escolhido, como água e sabão neutro, e faça movimentos verticais e horizontais no vidro.

A dica central para não deixar o vidro embaçado consiste em movimentos suaves e constantes. Por isso, evite fazer muita força, ainda que você queira retirar as manchas. 

Já com relação à quantidade de água para lavar as janelas, é importante evitar exageros. Afinal, quanto mais você molhar o vidro, mais tempo levará para secar, e isso pode fazer com que fique embaçado.

Como limpar a janela do apartamento do lado de fora?

Outra dúvida muito comum é como limpar o vidro da janela pelo lado de fora. 

Quem mora em apartamento ou tem mais de um andar na casa precisa ter muito cuidado com isso, para evitar se colocar em risco durante a faxina.

Na parte de fora, você vai utilizar os mesmos procedimentos que citamos anteriormente. No entanto, é preciso encontrar estratégias para alcançar todas as partes do vidro externo.

Desse modo, o primeiro passo é jamais se inclinar para fora da janela, mantendo todo o corpo do lado de dentro do imóvel, sem se apoiar nos móveis ou algo que não dê estabilidade.

Para chegar aos pontos em que o seu braço não alcança, experimente utilizar uma escova de cerdas macias e com cabo. 

Outra opção é apostar em um ímã, pois esponjas com limpador magnético permitem que elas se conectem, uma de cada lado do vidro.

Assim, você pode manusear apenas a parte de dentro para limpar toda a janela, enquanto o lado de fora repete os mesmos movimentos. Todavia, lembre-se de utilizar a parte macia da esponja.

O aspecto positivo de limpar o vidro da janela do lado de fora é que você não precisa se preocupar com a secagem. Entretanto, tenha o zelo de retirar toda a solução antes de deixar que o vidro seque naturalmente.

Mulher limpando janela. Imagem ilustrativa para texto como limpar janela de vidro.

É possível limpar a seco?

Não é muito interessante limpar vidros a seco, pois é mais fácil de arranhar e gerar manchas. No entanto, você pode utilizar um pano macio para remover a poeira superficial.

Nesse caso, apenas encoste o tecido sobre a janela, sem esfregar nem realizar movimentos horizontais ou verticais. Caso seja necessário, aplique um pouco daquela mistura para umedecer a superfície e facilitar a limpeza.

Janelas do banheiro, por exemplo, podem ser limpas dessa forma, tendo em vista que elas costumam ficar mais altas e ainda têm contato com umidade constante.

Com dicas práticas é possível manter as janelas sempre limpas! 

Gostou de saber como limpar o vidro da janela de seu apartamento? Agora, é só aplicar essas dicas e curtir um lar limpinho, do jeito que você gosta.

Afinal, estar em um espaço agradável aumenta a sensação de alegria. Inclusive, essa é uma das principais marcas da Riva Incorporadora, uma construtora que busca a felicidade dos brasileiros.

Com empreendimentos modernos e acessíveis, a Riva Incorporadora facilita o seu acesso ao apartamento próprio de forma segura e personalizada.

Assim, os nossos atendentes qualificados irão te direcionar para os melhores apartamentos da sua região. Quer saber mais? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Gostou do artigo? Aproveite o momento e compartilhe este post com os seus amigos nas suas redes sociais! E, para mais dicas, acesse o Blog da Riva Incorporadora.

CTA Riva

Post Anterior
Saiba tudo sobre o Go Up Residence, o lançamento da Riva Incorporadora
Próximo post
Entenda como aproveitar o revestimento 3D na decoração do seu lar