Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

10 motivos para comprar um apartamento na planta e fazer um grande negócio

  • 6 de janeiro de 2023
  • Equipe Riva
  • 17 minutos de leitura
10 motivos para comprar um apartamento na planta e fazer um grande negócio Riva Incorporadora

Comprar um apartamento na planta costuma ser a solução para quem tem no radar o sonho da casa própria e consegue planejar financeiramente cada etapa da aquisição. Isso porque, ao escolher essa modalidade, é menor o valor de investimento.

Além disso, garante-se também que tudo virá pronto, sem a necessidade de reparos ou obras para deixar a residência do jeito que você quer. De acordo com dados do mercado imobiliário, ele pode valorizar até 40% apenas durante o período de construção.

Porém, há cuidados que precisam ser tomados para garantir uma negociação interessante, e por isso a Riva Incorporadora preparou um artigo exclusivo para te orientar sobre tudo que se deve observar ao comprar um apartamento na planta. 

Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é um apartamento na planta?

Um apartamento na planta trata-se do imóvel que ainda será construído ou encontra-se em obras. Ou seja, o futuro proprietário tem acesso apenas ao projeto.

Geralmente, o prazo de entrega do imóvel para quem comprar um apartamento na planta é, em média, de 18 a 36 meses. Ele pode variar de acordo com as opções que o apartamento irá oferecer, por exemplo, área de lazer, academia, bicicletário, jardins, entre outros.

10 Motivos para comprar um apartamento na planta

Tanto para quem pretende ter seu primeiro imóvel como para aqueles que buscam essa alternativa para aumentar o patrimônio ou investir, comprar um apartamento na planta se mostra vantajoso e elencamos os principais motivos a seguir. Acompanhe!

arte elencando motivos para comprar um apartamento na planta.

1 – Comprar um apartamento na planta é mais barato

Segundo especialistas, comprar um apartamento na planta pode ser, no mínimo, 20% mais barato do que a aquisição de um imóvel pronto, nas mesmas condições. 

E o motivo para isso é simples: por estar em fase de construção, o comprador possui um maior poder de negociação com a construtora ou incorporadora.

Outro ponto que explica essa redução de valor é que, por se tratar de uma construção em andamento, o futuro proprietário se tornará uma espécie de investidor. Ou seja, ele contribui para financiar uma parte dos custos da obra.

Por outro lado, a empresa responsável pela construção costuma optar por abater uma boa parte do preço final de acordo com o montante que será oferecido como entrada.

No caso dos financiamentos via uma instituição bancária (a exemplo do que acontece no Sistema Financeiro de Habitação – SFH), tem os juros de obra como o pagamento durante o período de construção do empreendimento.

2 – Maior valorização do imóvel

Há diversos fatores capazes de valorizar um imóvel ao longo do tempo. Por exemplo, a localização, infraestrutura e o acesso a serviços essenciais. Contudo, alguns deles passam a existir posteriormente à finalização da obra.

Em outras palavras, à medida que a região ganha novos estabelecimentos, linhas de transporte ou melhor infraestrutura, maior se torna o preço do apartamento.

Por isso, ao comprar um apartamento na planta, você pode gastar menos na aquisição e ver uma valorização rápida do investimento de acordo com o potencial de crescimento do lugar. 

Logo, cada vez que a construção fica mais próxima do fim, maior é a tendência dos imóveis subirem de preço.

3 – Segurança nas instalações elétricas e hidráulicas

Ter instalações elétricas e de água e esgoto adequadas, além de garantir maior comodidade, oferecem conforto e segurança para quem irá ocupar o imóvel. 

Afinal, reparos ou manutenções podem exigir altos investimentos e gerar muita dor de cabeça.

Portanto, ao comprar um apartamento na planta, você se beneficiará de instalações novas e com garantia da construtora. 

Isso porque, na entrega das chaves, há a certeza de que todas as revisões e estruturas são novas e obedecem o mais alto padrão de qualidade.

No caso de adquirir um imóvel para aumentar o patrimônio ou ter uma renda extra, é também uma tranquilidade maior ao saber que seus inquilinos não irão te acionar para reparos emergenciais.

4 – Possibilidades de personalização

Não há nada pior para aqueles que buscam um imóvel para morar, descobrir que a medida de alguns cômodos ou a disposição deles irá exigir mais obras ou adaptações. 

Por isso, algumas construtoras ou incorporadoras costumam oferecer a oportunidade de personalização de determinados empreendimentos.

Mesmo quando isso não acontece, comprar apartamento na planta permite uma escolha mais detalhada entre as diversas opções. Ou seja, você pode adequar as suas expectativas de compra a partir das opções disponíveis em um mesmo empreendimento.

Apartamento de 2 ou 3 quartos: qual a melhor opção?

5 – Comprar apartamento na planta favorece o planejamento financeiro

Uma das maiores dificuldades de qualquer pessoa que pensa em comprar um apartamento ou casa, seja para morar ou investir, diz respeito à planejar suas finanças a fim de conseguir arcar com as responsabilidades.

Por esse motivo, comprar um apartamento na planta pode ajudar no controle financeiro, uma vez que a conclusão da obra pode levar, em média, 3 anos. 

Com isso, o comprador tem a oportunidade de se habituar nos gastos que envolvem a aquisição e não ter surpresas na hora de reservar os valores das parcelas.

Em resumo, pagar um imóvel na planta possui duas etapas. Na primeira, paga-se o valor de entrada, sendo que na fase de construção é possível quitar até 30% do valor total do imóvel. 

No caso de financiamento via instituições bancárias, deve-se atentar ao repasse mensal dos juros de obra, de acordo com as informações descritas no contrato.

Por sua vez, após receber as chaves do imóvel, acontece a quitação do saldo devedor, seja de forma completa ou parcelada de acordo com a negociação realizada.

casal sentado e planejando seu novo lar. Imagem ilustrativa para texto comprar um apartamento na planta.

6 – Documentação em dia

Ao comprar apartamento na planta, existe um processo muito menos burocrático no que se refere à toda documentação do imóvel. Isso porque, por se tratar de um espaço que nunca foi ocupado, não haverá registros incompletos ou faltantes.

Além disso, os contratos de compra e venda irão determinar com quem fica a responsabilidade da documentação, que geralmente pertence à construtora ou incorporadora.

Dessa forma, você tem a tranquilidade de possuir um bem legalmente registrado e todos os custos com taxas, impostos e toda a papelada necessária será incluso nos repasses mensais do imóvel.

7 – Prazo flexível para a realização da mudança

Mudança costuma significar dor de cabeça e gastos inesperados, na maioria das vezes. Porém, realizá-la após comprar um apartamento na planta permite um planejamento financeiro e logístico de cada etapa.

Ou seja, você terá tempo para organizar, empacotar, transferir serviços de Internet e Tv e até mesmo analisar os custos com possíveis içamentos ou transporte de móveis. Sendo assim, terá uma mudança muito mais rápida e tranquila.

8 – Possibilidade de investimento para patrimônio familiar

Essa dica é exclusiva para aqueles que pensam na aquisição de imóveis como uma forma de patrimônio para a família. Ao comprar apartamento na planta, você assegura um período muito maior de uso do imóvel, seja para os filhos ou para futuras gerações.

Além disso, caso você já possua casa própria e busque uma maneira mais segura de aumentar seu patrimônio e renda, o aluguel de imóveis se mostra, ao longo dos tempos, como a melhor opção. Isso devido à sua maior estabilidade mesmo em cenários econômicos adversos.

9 – Processo de aquisição muito mais seguro

Ao comprar apartamento na planta com a Riva Incorporadora, você contará com a expertise de profissionais qualificados e com a experiência de uma empresa que garante a entrega nos prazos e com total conformidade ao que você viu no projeto.

O que quer dizer que você realiza sua compra de modo tranquilo, justo e se certifica do mais alto padrão de qualidade do seu imóvel.

10 – Investimento de baixíssimo risco

O Índice Nacional da Construção Civil (INCC) é o indexador responsável por atualizar as parcelas de pagamento, quando você opta por comprar um imóvel na planta.

Por apresentar uma estabilidade recorrente, mesmo em períodos de crise econômica, há um risco muito baixo para quem investe nesta modalidade.

Outro ponto favorável é que, ao comparar os financiamentos imobiliários com outras linhas de crédito, as taxas de juros são bem menores e muito mais atrativas.

Vai comprar apartamento na planta? Atente-se antes a alguns detalhes!

Após conhecer as principais características e vantagens da aquisição de um apartamento na planta, é hora de conhecer os pontos de atenção antes de fechar negócio.

Certifique-se de que todos foram analisados para que a compra seja bem sucedida e não cause nenhum imprevisto ou transtorno!

Confira a credibilidade da construtora ou incorporadora

Primeiramente, não dá para pensar em comprar apartamento na planta se você não conhece o histórico da empresa que está por trás das obras e da venda. 

Ou seja, antes de fechar qualquer negócio ou assinar o contrato, consulte a credibilidade da construtora ou incorporadora.

Para isso, o ideal é avaliar os empreendimentos concluídos, tirar todas as dúvidas com os consultores e buscar na Internet a avaliação de outros clientes.

Avalie o projeto arquitetônico

Você não precisa ser um expert em construções para avaliar o projeto arquitetônico do empreendimento em que pretende comprar um apartamento na planta. Isso significa que é importante conferir todas as informações e detalhes fornecidos pela empresa.

O ideal é fazer um checklist do que você não abre mão ao adquirir o imóvel e conferir se estes itens estão presentes no apartamento escolhido. 

Por exemplo, o tamanho dos quartos, o número de banheiros, a disposição dos cômodos e até mesmo adicionais como área de lazer ou vagas no estacionamento.

Imagem de planta ilustrativa para apartamento.

Desenhos em 3D

A melhor maneira de visualizar como ficará um empreendimento que ainda não foi construído é através de desenhos 3D. Dessa forma, você conseguirá ter uma noção realista de como tudo vai ficar quando as obras terminarem.

Confira se a incorporadora ou construtora escolhida oferece essa opção de tour virtual sobre todas as áreas do empreendimento e também dentro do imóvel.

Qualidade dos materiais

A única forma de garantir as instalações e estruturas de um imóvel é se certificar que, além das melhores práticas construtivas, foram utilizados materiais de qualidade. 

Por isso, se você decidiu comprar apartamento na planta, questione sobre os itens que irão compor cada etapa.

Essa dica é essencial para que você não tenha contratempos no futuro relacionados à durabilidade ou segurança da obra.

Conheça o decorado

Essa frase é muito comum na divulgação de vários empreendimentos, e não é por acaso. A apresentação do apartamento decorado é importante para que você analise as reais dimensões do espaço ao comprar um apartamento na planta.

A partir disso, fica muito mais fácil o planejamento do comprador para questões que envolvem a mudança, a disposição dos móveis e até mesmo a necessidade de comprar itens que otimizem o espaço de cada cômodo.

Tenha o registro de toda a sua negociação

A melhor forma de evitar transtornos no futuro ao comprar um apartamento na planta é arquivar, tanto físico quanto virtual, toda a documentação que envolve a compra. 

Em outras palavras, separe e guarde os folhetos, folders, imagens da maquete, e-mails e demais documentos.

Com eles, caso você perceba alguma inconsistência ou mudança entre o que foi acordado e o que está sendo executado, você pode acionar a empresa para esclarecer estas questões de modo muito mais rápido e simples.

Comprar apartamento na planta exige a leitura cuidadosa do contrato

A dica de ler completamente o contrato do imóvel parece óbvia, mas há muitas pessoas que sequer conferem todas as cláusulas do documento. E sabe o porquê isso é tão importante?

Porque o contrato é o documento que garante o que deve ser cumprido por ambas as partes. Ou seja, se você detectar algum problema que não está relacionado nele, pode ser que não consiga solucioná-lo de forma efetiva.

Por isso, um contrato deve ser bem claro quanto a prazos, direitos, deveres, garantias e demais condições de tudo que envolve a negociação.

pessoas assinando contrato de compra de apartamento.

Considere imprevistos e tenha sempre um plano B

Como explicamos anteriormente, comprar apartamento na planta é extremamente vantajoso, mas há questões que podem fugir do controle em qualquer empreendimento. Isso porque, eles também são suscetíveis a imprevistos que podem gerar atrasos.

Por exemplo, mudanças climáticas bruscas que impedem a conclusão do projeto no prazo, acidentes inesperados ou até mesmo a situação que presenciamos nos últimos anos, com a pandemia da Covid-19.

Entretanto, estes imprevistos também devem estar informados em contrato. Aqui, a dica reflete apenas em cuidados que possam evitar frustrações maiores do comprador.

Por exemplo, nunca condicione a mudança a eventos importantes como casamentos, viagens ou mesmo a chegada de um bebê. Nestes casos, tenha um plano alternativo a fim de não comprometer suas expectativas.

Acompanhe cada etapa da obra

Por último, não basta apenas ter acesso ao cronograma de obras se você não acompanhar a execução das etapas e monitorar o cumprimento das fases de construção. Isso porque os atrasos irão comprometer os prazos de entrega das chaves.

Entretanto, nem sempre é necessário a ida até o local do empreendimento, já que construtoras ou incorporadoras com credibilidade no mercado costumam disponibilizar periodicamente a seus clientes, um resumo das etapas concluídas.

Também não se esqueça de verificar que a execução está compatível com o projeto, e em casos que houver alterações significativas, não deixe de questionar à empresa o motivo pelo qual elas aconteceram.

Os melhores apartamentos na planta estão na Riva Incorporadora

Agora que você entendeu tudo o que precisa saber para comprar apartamento na planta com maior segurança, te convidamos a conhecer as opções incríveis que a Riva tem para você.

Aqui você confere empreendimentos nas melhores cidades do país e pode adquirir seu imóvel com o mais alto padrão de qualidade que só a Riva Incorporadora é capaz de oferecer.

Para isso, é só acessar a guia Imóveis e filtrar por estado, cidade, bairro, número de quartos, vagas na garagem, banheiros e até mesmo por área mínima ou máxima do apartamento.

Se você ficou ainda com alguma dúvida, não deixe de acessar nosso Quiz para descobrir qual o apartamento ideal para você.

CTA Riva

Post Anterior
Os 7 bairros mais nobres de São Paulo: conheça melhor cada um deles
Próximo post
Como montar home office em apartamento pequeno? Confira nossas dicas!