Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Sala de apartamento pequeno: dicas de como otimizar o espaço

  • 7 de novembro de 2023
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Sala de apartamento pequeno: dicas de como otimizar o espaço Riva Incorporadora

Saiba aproveitar todos os espaços desse cômodo para construir um ambiente aconchegante e funcional

A sala de apartamento pequeno é um espaço ideal para receber visitas e descansar. É uma parte da casa que traz aconchego para quem está nela, fazendo com que todos se sintam confortáveis e desfrutem de momentos relaxantes.

No entanto, em alguns prédios, a sala costuma ser menor para otimizar o espaço do apartamento como um todo, exigindo mais criatividade para deixá-la funcional sem perder o seu encanto. 

Nesse sentido, para tornar o cômodo mais convidativo, é preciso saber como organizá-lo de maneira eficaz para o dia a dia. Então, continue a leitura e entenda como arrumar sala de apartamento pequeno com tudo o que você precisa no cotidiano. Boa leitura!

Quais móveis colocar em uma sala de apartamento pequeno?

Saber escolher bem os móveis é essencial para que você consiga otimizar os espaços da sua casa. A seguir, apresentamos algumas opções de como decorar sala de apartamento pequeno com mobílias que serão úteis para tornar esse ambiente totalmente funcional.

Sofá compacto

Existem diversos modelos de sofás compactos no mercado para que você possa escolher a melhor opção para a sua casa — os modelos portáteis, por exemplo. Esses itens costumam ser muito úteis para quem tem uma sala menor, uma vez que cumprem a sua função sem ocupar um grande espaço.

Mesa de centro pequena

Uma sala de apartamento pequeno requer escolhas inteligentes para ser funcional no dia a dia. Se você faz questão de ter uma mesa de centro, por exemplo, é preciso que ela seja pequena. 

É importante escolher uma opção menos volumosa desse móvel para que ele se adapte ao local e seja realmente útil no seu cotidiano, e não só mais um volume.

Uma alternativa para a mesa de centro, é montar um cantinho do café para decorar o ambiente e apreciar uma bebida quente sempre que possível.

Estante vertical e/ou prateleiras

As prateleiras e as estantes verticais são ótimas opções para você otimizar um espaço, compondo também a decoração da sala de apartamento pequeno.

Isso porque elas trazem uma sensação aconchegante ao ambiente, além de poderem reunir diferentes itens essenciais em um único local, evitando que você precise espalhá-los pela casa ou tenha que adquirir novos móveis para comportá-los.

Também é possível combinar com o tipo de piso, seja ele amadeirado, cerâmica ou porcelanato.

Painel para TV

Os painéis de TV se tornaram grandes aliados das pessoas que têm salas compactas. Além de permitir que a televisão fique bem posicionada, é possível aproveitar esse móvel para investir em itens decorativos, dando um ar mais pessoal ao local. 

Nesse caso, ter um teto de gesso para sala de apartamento pequeno pode dar um ar mais sofisticado ao espaço, além de melhorar a propagação do som da TV no ambiente.

Mesa de jantar de 2 ou 4 lugares

Ter uma sala de jantar em apartamento pequeno pode ser uma das tarefas mais desafiadoras, dependendo do ambiente em questão. Por conta disso, uma boa opção é contar com um item que tenha apenas 2 ou 4 lugares, evitando que ocupe uma grande área da casa.

Além dos móveis, existem diferentes estilos de decoração nos quais você pode se inspirar para otimizar ainda mais o espaço.

sala de apartamento pequeno1
Sala de jantar/estar do Alto Gutierrez Condomínio Boutique, empreendimento da Riva em Belo Horizonte, MG

Dicas para otimizar o espaço da sua sala

Após descobrir os melhores móveis para uma sala de apartamento pequeno, chegou a hora de conhecer algumas dicas práticas para potencializar os espaços disponíveis. 

Afinal, se você não aproveitar cada espacinho de forma inteligente, a sala poderá passar uma sensação de vazio, deixando de ser um local aconchegante em seus momentos de descanso e lazer. 

Móveis multifuncionais

Os móveis multifuncionais são ótimos aliados na otimização da sala de apartamento pequeno. Com eles, você economiza espaço, pois não precisará comprar mais de um mobiliário para exercer duas ou três funções. 

Desde os painéis de televisão às mesas de sala de jantar, é possível encontrar soluções prontas ou até mesmo encomendar móveis planejados.

Espelhos e cores claras

Se você quiser que sua sala de apartamento pequeno pareça mais espaçosa do que realmente é, aposte no uso de espelhos e nas pinturas de parede com cores claras. Essa combinação proporciona a sensação de um espaço mais amplo para as pessoas que estão presentes, trazendo um ar de profundidade.

Iluminação adequada

A iluminação é um ponto fundamental no momento de otimizar qualquer cômodo da sua casa. Isso porque ela evita que algumas áreas fiquem escuras, dando a impressão de que são mais extensas. 

Pense em criar diferentes cenas com as luzes para poder utilizar em inúmeras ocasiões, como em momentos de assistir televisão, ler ou até mesmo jantar.

Cortinas leves

As cortinas também proporcionam uma sensação de conforto e organização para quem deseja ampliar a sala de apartamento pequeno com eficiência. Elas trabalham em conjunto com a iluminação natural certa, clareando o ambiente sem perder sua funcionalidade.

sala de apartamento pequeno2
Sala de jantar/estar do Reserva Botânica, empreendimento da Riva em Poá, SP

Decoração minimalista

A decoração carregada e com muitos detalhes pode acabar diminuindo o espaço de qualquer cômodo. E com uma sala de apartamento pequeno não seria diferente.

Por conta disso, o ideal é sempre apostar nas opções minimalistas, que poderão deixar a sua casa bonita, sem precisar ocupar todo o cômodo, trazendo uma sensação de aconchego e organização.

Divisórias de ambiente

As divisórias de ambiente também podem ser exploradas no momento de otimizar a sua sala de apartamento pequeno, pois, quando bem instaladas, segmentam o local, deixando-o ainda mais funcional — como para criar um espaço gourmet no apartamento. Materiais como gesso e drywall, por exemplo, são ótimos para auxiliar nesse processo.

Dica extra: aproveite os cantos do ambiente!

Quando se trata de otimizar uma sala de apartamento studio, é preciso aproveitar todos os cantos para que o cômodo atenda a todas as necessidades de quem o utiliza. 

Portanto, no momento de mobiliar e decorar, sempre tente utilizar cada espacinho disponível. Assim, você conseguirá fazer uma boa otimização considerando a funcionalidade e a estética, sem precisar encher a sua casa com itens que nem sempre serão úteis para o dia a dia.

sala de apartamento pequeno3
Sala de estar do Influence Patriotas, empreendimento da Riva em São Paulo, SP

Tenha a sala de apartamento pequeno dos seus sonhos!

Com todas as dicas que apresentamos, você poderá ter a sua sala de apartamento pequeno funcional, elegante e totalmente aconchegante.

Assim como em qualquer cômodo, o que prevalecerá no momento de montagem do ambiente será a decoração e a sua capacidade de percepção sobre quais móveis serão realmente essenciais no seu cotidiano.

Se você quer aprender mais sobre otimização e decoração de ambientes, além de muitos outros assuntos sobre imóveis, acompanhe as redes sociais da Riva: Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter.


Post Anterior
Matrícula de imóvel: o que é e como consultar? Guia completo
Próximo post
Construtora e incorporadora: quais são as diferenças?