Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Financiamento na planta: entenda como funciona

  • 23 de novembro de 2023
  • Equipe Riva
  • 6 minutos de leitura
Financiamento na planta: entenda como funciona Riva Incorporadora

O financiamento na planta facilita a conquista do seu imóvel próprio. Confira tudo a respeito neste post!

Fazer um financiamento na planta é o objetivo de muitas pessoas que querem conquistar o imóvel próprio. Além disso, é um negócio muito vantajoso para o comprador ou compradora, que recebe a moradia novinha para morar ou gerar renda com aluguel ou revenda.

Confira, neste artigo, como funciona o financiamento de apartamento na planta e como se organizar para essa conquista!

Por que comprar um apartamento na planta?

Quem deseja comprar um imóvel muitas vezes se depara com uma dúvida: vale mais a pena comprar um imóvel na planta ou em construção? Apesar de cada uma das opções terem pontos positivos, a compra do imóvel na planta é, com certeza, uma das que apresenta mais vantagens.

Confira algumas delas:

  • personalização: é possível, muitas vezes, escolher elementos como materiais, acabamentos e até detalhes da planta do imóvel;
  • escolha das melhores unidades: na planta, os empreendimentos oferecem maior variedade de unidades para escolher a que mais se adapta à sua necessidade;
  • instalações modernas: projetos novos contam com o que há de mais moderno em arquitetura e construção e diminuem a necessidade de reparos e reformas a curto prazo;
  • valorização: conforme a construção avança, o apartamento tem alto índice de apreciação. Então, quando você pega as chaves, ele já vale mais do que o que você pagou e costuma valorizar ainda mais a longo prazo.

Financiamento na planta: afinal, é possível? 

Se você precisa financiar o imóvel, a compra na planta é feita em duas etapas. Na primeira você dá uma entrada de até 20% do valor do apartamento e, na segunda, após a construção e entrega das chaves, você começa a pagar o financiamento para parcelar sua compra a longo prazo. Todo esse trâmite pode ser negociado e deve constar no contrato de compra e venda.

Ou seja, você só precisa se preocupar com o financiamento após a construção. Nesse momento, é possível usar seus recursos próprios, incluindo o FGTS, e buscar o apoio para o financiamento em bancos ou outras instituições financeiras que ofereçam as melhores condições para suas necessidades.

O registro de imóvel também é selado. A princípio, fica atrelado ao comprador e à instituição financeira até a quitação do financiamento, quando o status do documento deve ser atualizado, passando apenas para o nome do comprador ou compradora

É importante lembrar que, após o financiamento, você passa a ter a responsabilidade não apenas de pagar as parcelas em dia, mas também de saber como declarar o apartamento financiado na planta no seu Imposto de Renda e manter a manutenção e cuidados gerais do imóvel.

3 dicas para conseguir um financiamento imobiliário

Se você deseja comprar um apartamento na planta, este é o momento perfeito para conseguir um ótimo negócio. Confira, a seguir, dicas valiosas para realizar um financiamento imobiliário!

Organize suas finanças

A primeira dica é manter suas finanças pessoais organizadas, evitando dívidas e pagando suas contas em dia, pois o financiamento é liberado após uma minuciosa análise de crédito. Ela leva em consideração o seu perfil completo, incluindo sua comprovação de renda, dados pessoais, restrições em empresas como Serasa e SPC, entre outras informações.

Além de comprovar que você é um bom pagador, com grande potencial de quitar sua dívida sem percalços, ter a vida financeira organizada te ajuda a pagar seu financiamento com mais tranquilidade, usufruindo do seu imóvel novo ainda mais.

Estabeleça um bom histórico de crédito

Essa dica está muito relacionada à anterior, pois a ideia não é simplesmente evitar fazer compras e dívidas antes de fazer seu financiamento, mas sim estabelecer um bom histórico de pagamento

As operações de crédito, como empréstimos e compras, podem contar a seu favor se você paga em dia e não compromete demais a sua renda com elas. Portanto, lembre-se de que o que importa não é evitar gastos, mas lidar com eles de maneira saudável.

Pesquise as opções de financiamento

Fazer uma boa pesquisa em diversas instituições financeiras é fundamental para conseguir as melhores condições de financiamento imobiliário. Isso porque as taxas, os prazos e a burocracia podem variar bastante.

Uma boa ideia é fazer as simulações de crédito dessas instituições, que muitas vezes podem ser feitas até mesmo nos sites ou plataformas online

Mas, se você preferir, também pode ir presencialmente aos bancos e às instituições para falar pessoalmente com um gerente de atendimento que dará todas as informações que você precisa e simular a operação do financiamento.

Saber as condições de financiamento possíveis ainda te ajuda a se organizar financeiramente e ter uma ideia mais objetiva do prazo e das taxas que vai pagar, garantindo uma contratação mais tranquila.

Conquiste seu apartamento na planta agora mesmo!

Comprar um apartamento na planta traz muitas vantagens pois, além de receber um imóvel novo, com grande potencial de valorização, você ainda consegue garantir que as instalações sejam modernas reduzindo, assim, a necessidade de futuros reparos.

A Riva oferece muitas opções de apartamentos na planta para você escolher o ideal para as suas demandas. Conheça os nossos imóveis e dê agora mesmo o primeiro passo para essa conquista!


Post Anterior
Renda familiar: o que é, como calcular e como comprovar
Próximo post
Como é morar na região da Pampulha em Belo Horizonte (MG)?