Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Sair da casa dos pais: 7 dicas para você realizar esse sonho

  • 6 de janeiro de 2022
  • Equipe Riva
  • 9 minutos de leitura
Sair da casa dos pais: 7 dicas para você realizar esse sonho Riva Incorporadora

Encontre o passo a passo para se preparar para essa nova aventura!

Uma das principais motivações que levam as pessoas a saírem da casa dos pais para um apartamento próprio é a possibilidade de ter mais liberdade e autonomia em seu dia a dia. Mas, obviamente, não existe a condição perfeita para realizar esse objetivo, em nenhum momento da vida. Por isso, é preciso planejar, com o máximo de cuidado para tornar esse processo o mais suave possível.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Sendo assim, se já chegou a hora de ir em busca do seu cantinho, antes disso, é importante refletir e se organizar para tomar a decisão final com tranquilidade e segurança. Neste artigo, separamos algumas dicas para você realizar o seu sonho de liberdade e independência. Acompanhe e saiba mais!

Decidindo sair da casa dos pais

Conforme já dissemos, as razões por trás da vontade de sair da casa dos pais são muitas e é natural que isso aconteça um dia. Mas, independentemente dos motivos de cada um, é muito importante ter clareza total sobre sua decisão antes de dar essa notícia aos pais. Isso pode evitar uma mensagem mal interpretada, além de ajudar a diminuir uma possível ansiedade nesta fase decisiva da vida.

Como sair da casa dos pais

Quando queremos fazer uma transição significativa na vida, tendemos a nos cercar de incertezas. Por isso, é fundamental pensar bem no assunto e tentar descobrir sua principal motivação para ter um lugar só seu. Você quer mais autonomia para organizar os seus horários, sair e voltar de casa quando desejar, ter mais privacidade ou já está a caminho de ter sua própria família? Enquanto isso, veja a seguir, 7 dicas de como sair da casa dos pais da melhor forma!

1. Organize-se financeiramente

Economizar é sempre bom para qualquer um, mas pode ser a salvação da qualidade de vida de quem opta por morar só, afinal, é uma maneira de garantir um suporte para evitar o pior: ter de deixar o imóvel onde você está e depositou suas expectativas de autonomia. Sem falar que, mesmo podendo contar com a ajuda de familiares, é sempre melhor não precisar chegar a esse ponto, não é mesmo?

Então, se você finalmente tomou a decisão de arranjar um lugar para chamar de seu, não se esqueça de que planejamento financeiro é essencial. O ideal é criar uma reserva financeira para usar em caso de emergência, como despesas médicas, entre outras imprevisibilidades. Ter um dinheiro guardado nessas situações, é um alívio.

Procure, também, evitar gastos com coisas supérfluas tão logo você se mude para a sua própria casa. Lembre-se de que essas despesas podem ser direcionadas aos custos essenciais para a sua manutenção, como as contas básicas de uma casa, alimentação, energia, água e tudo o mais que abastece um lar. E se você tem dificuldade de abrir mão do lazer, uma boa opção é se mudar para um condomínio completo, onde você pode usufruir de mais economia.

2. Desenvolva alguns hábitos para começar

Depois de sair da casa dos pais suas responsabilidades aumentarão consideravelmente. Por isso, é muito importante desenvolver hábitos positivos a fim de manter o seu bolso sempre saudável. Pensar na hipótese de incomodar os pais ou ter de voltar atrás por questões financeiras não é a melhor ideia.

Portanto, aproveite enquanto você se prepara para essa nova fase da vida e se ajuste a novos hábitos, caso já não os tenha. Assim, vale a pena anotar todo e qualquer gasto, por mínimo que seja, controlar o uso do seu cartão de crédito, planejar bem as compras, não gastar por impulso. Aprenda, também, a fazer compras no supermercado com o auxílio de uma lista de itens e não acumule parcelamentos e dívidas.

3. Pense no lado emocional

O preparo psicológico e emocional é importantíssimo, afinal, ao sair da casa dos pais e perder certas mordomias juntamente com a convivência diária pode causar dúvidas, ansiedade, entre outros sentimentos complicados. No entanto, aproveitar a oportunidade de cuidar da própria vida, independente de todo o amparo mantido até então, com certeza trará muitos aprendizados e amadurecimento.

Muita gente tem forte resistência a mudanças, principalmente quando isso implica em grandes transformações na maneira de viver. Isso acontece justamente quando se sai da casa dos pais para viver só, uma vez que é possível experimentar solidão e saudades de um convívio, muitas vezes, bastante caloroso entre os familiares. Por isso, é tão importante ter segurança sobre essa tomada de decisão.

4. Analise os gastos com moradia

As despesas com moradia são o maior desafio prático para quem não se acostumou a manter as contas de uma casa. Até mesmo para quem costuma contribuir com algumas despesas, é preciso ter na ponta do lápis todos os gastos básicos e evitar surpresas desagradáveis mais tarde.

Contudo, hoje em dia, você pode conseguir informações de diversas formas, principalmente em grupos na internet, em redes sociais, por exemplo. Nesses canais, as pessoas trocam experiências e dicas que incluem gestão de finanças e até estratégias de organização da casa, envolvendo rotinas de limpeza e outras tarefas domésticas.

Procure fazer uma lista contendo os gastos fixos e variáveis para controlar o comprometimento da sua renda com tais pagamentos. Tendo em vista que a principal finalidade de um planejamento financeiro é evitar o surgimento de dívidas, esse é o começo de um plano de organização para ter sua independência.

5. Considere dividir o seu espaço

Para quem decide sair da casa dos pais para morar em seu próprio espaço, o ideal é conseguir bancar as contas de um imóvel sozinho. Mas, nada impede que você comece essa nova etapa da vida dividindo uma casa ou apartamento com um amigo, além da possibilidade de morar em uma república.

Sabemos que, para quem busca mais independência, sair da casa dos pais para morar com outras pessoas talvez não seja o melhor dos mundos. No entanto, é uma boa opção para começar uma vida autônoma com gastos menores. Além disso, dá para manter um suporte emocional melhor na companhia de mais gente em situação semelhante. Com o passar do tempo, a necessidade e a possibilidade de morar totalmente só se torna mais viável.

6. Não tenha medo de pedir ajuda

O fato de morar sem companhia não quer dizer que você precise enfrentar os problemas sem a ajuda de ninguém. Essa nova experiência certamente trará desafios que você nunca viveu antes, e isso pode demandar a ajuda de outras pessoas.

Por isso, é interessante ter sempre com quem contar, especialmente no período de transição. Então, não tenha receio de reconhecer quando é necessário pedir ajuda para que o seu projeto de independência seja mantido e bem-sucedido.

7. Mantenha contato com a família

Com a mudança de residência, é inevitável que o relacionamento entre você e seus pais mude, mas, o ideal é que as coisas sempre caminhem para uma melhora. É comum surgir sentimentos de dúvida, preocupação e até solidão entre os pais, mas nada que boas conversas não ajudem a minimizar os impactos da distância física.

O que mais importa é buscar formas de manter o vínculo, de maneira saudável e satisfatória para os dois lados, afinal, não há uma fórmula mágica para definir a frequência de visitas e ligações necessárias para suprir qualquer falta. Cada família tem um ritmo próprio e a tendência é de que o contato se mantenha seguindo esse feeling.

A fase adulta chega para todos, mais cedo ou mais tarde. Para muitos, quanto mais cedo, melhor, embora isso já esteja mudando em muitas famílias. De qualquer forma, é um momento especial e exige bastante ponderação e uma dose generosa de maturidade para começar essa nova vida quando ela coincide com o desejo de sair da casa dos pais.

Se você se identificou com esse post, aproveite e confira como procurar um imóvel com 10 dicas essenciais de como comprar apartamento


Post Anterior
Como encontrar o melhor lugar para você construir a sua vida?
Próximo post
10 dicas para um projeto de iluminação residencial incrível