Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Bairro Ipiranga em São Paulo: conheça e se apaixone

  • 8 de março de 2024
  • Equipe Riva
  • 14 minutos de leitura
Bairro Ipiranga em São Paulo: conheça e se apaixone Riva Incorporadora

Localizado em São Paulo, o bairro Ipiranga se destaca entre o moderno e o tradicional. Neste artigo, reunimos as principais informações sobre ele!

São Paulo é uma cidade imensa, tanto que figura na lista de 10 mais populosas do mundo e o bairro Ipiranga está entre os diversos que a capital paulista possui.

Isso acontece porque ele é um dos mais antigos da cidade e tem um grande valor histórico. Você sabia que o trecho “ouviram do Ipiranga às margens plácidas” se refere a este lugar?

Na hora de comprar um apartamento em São Paulo, muitas pessoas pensam logo na região, por ter muitas opções de comércio e lazer.

Assim, se você está querendo saber mais sobre o bairro Ipiranga, fique conosco! Neste artigo, reunimos as suas principais informações e ainda detalhamos o que você precisa procurar antes de se mudar.

Boa leitura!

Onde fica o bairro Ipiranga?

Antes de saber o que analisar na hora de comprar um imóvel neste bairro, vamos conhecer um pouco mais sobre o local.

O bairro Ipiranga fica na zona sul de São Paulo, situado no distrito de mesmo nome, e possui uma área aproximada de 10 quilômetros quadrados. 

Alguns bairros vizinhos do Ipiranga são: Mooca, Vila Prudente, Cambuci, Vila Mariana e Saúde.

Além disso, ele se situa bem próximo do Centro da capital paulista, o que é uma característica bastante positiva. 

Outro ponto favorável é que há 3 linhas de metrô disponíveis e 1 de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o que facilita bastante o acesso e a rotina de quem mora no bairro. 

As linhas de ônibus também circulam pelas ruas para ajudar aqueles que dependem do transporte público.

Para quem pensa em ir para o litoral paulista nos dias de folga, vale ressaltar que a localização é estratégica por ser passagem para a rodovia Anchieta, que liga a cidade de São Paulo e a Baixada Santista. 

O que devo procurar na hora de comprar um apartamento?

Antes de conhecermos um pouco mais sobre o bairro, vamos falar de alguns aspectos que você deve considerar na hora de comprar um apartamento.

Ao adquirir um imóvel, muitas pessoas pensam logo nas condições de financiamento. Obviamente, esse é um elemento importante, visto que isso exige um compromisso a longo prazo do comprador.

No entanto, é necessário também avaliar a localização com cautela, além da vizinhança e de outros aspectos relativos ao bairro do imóvel.

Afinal, não há nada pior do que adquirir um apartamento e perceber que não foi a melhor escolha possível. Por isso, você precisa encontrar uma construtora confiável para fazer a compra.

A seguir, listamos 5 aspectos importantes que você também precisa avaliar com antecedência.

Excelente moradia

A qualidade do imóvel deve vir em primeiro lugar, pois um apartamento confiável não precisa de inúmeras reformas e ainda se valoriza bastante com o passar dos anos.

Dito isso, avalie o imóvel com tranquilidade, observando a qualidade dos materiais utilizados e fazendo perguntas ao corretor em caso de dúvidas.

Também analise a credibilidade da construtora responsável, procurando informações sobre ela e vendo o que outros clientes costumam falar sobre a empresa.

Dessa maneira, você assegura que não estará investindo dinheiro em um empreendimento duvidoso e poderá ficar tranquilo em relação ao seu futuro lar.

Comércio variado

Depois que você se assegurou da qualidade do seu apartamento, comece a observar os aspectos relativos ao bairro, como o comércio local.

É muito importante que você encontre serviços essenciais perto da sua casa, como supermercados, padarias, farmácias, lanchonetes, bancos, lotéricas, e assim por diante.

Desse modo, você não precisa se deslocar para lugares distantes apenas para conseguir produtos e serviços básicos para o seu lar.

No caso do bairro Ipiranga, isso não é um problema, visto que ele oferece essas diversas opções e ainda se encontra perto do Centro de São Paulo. 

Escolas e hospitais

Estabelecimentos de saúde são fundamentais na hora de escolher um bairro, tendo em vista que imprevistos podem acontecer.

Por isso, analise se há hospitais e clínicas na região que pretende morar. Desse modo, você se previne em casos de doenças e acidentes.

Caso tenha filhos ou pretenda tê-los, também considere as escolas nos arredores do seu apartamento. Se for de seu interesse, pode até visitá-las e verificar o acesso até elas.

Mobilidade

Um dos principais aspectos para o brasileiro é a questão da mobilidade, visto que muitos moradores dependem do transporte público.

Assim, verifique se há opções de ônibus, metrô ou trem na região que deseja morar. Também analise os horários e confira a distância dos pontos para a sua casa.

Isso é essencial, pois muitas vezes o transporte público na área deixa a desejar e pode acabar comprometendo outros aspectos de sua vida por causa dessa decisão.

Como falamos anteriormente, o bairro Ipiranga oferece boas opções de transporte público, sendo um dos melhores da capital de São Paulo nesse sentido.

Opções culturais e de lazer

Por último, mas não menos importante, também observe as opções culturais e de lazer do bairro em questão. Afinal, esses são elementos que afetam diretamente a qualidade de vida.

Portanto, confira se há alternativas gratuitas ou pagas, como praças, museus, shoppings, mercados de artesanato, zoológicos, e afins.

Caso não encontre tantas opções, considere se há proximidade em outros lugares da mesma cidade. Apenas não descarte esse aspecto, pois é importante realizar outras atividades diferentes.

Agora que você conhece esses elementos fundamentais, vamos saber se é possível encontrá-los no bairro Ipiranga. Continue lendo para descobrir!

O que tem no bairro Ipiranga?

Como percebeu, é necessário avaliar muitas coisas antes de decidir pela compra de um apartamento. Mas será que o bairro Ipiranga apresenta esses aspectos fundamentais?

A resposta é sim! Afinal, a variedade de opções do bairro é um dos grandes atrativos para quem deseja se mudar para lá

O comércio é bem diverso, incluindo estabelecimentos essenciais no cotidiano de qualquer pessoa, como supermercados, padarias, escolas, farmácias etc. Tudo isso está distribuído de forma acessível pelas ruas.

Além disso, a parte comercial da cidade também abriga muitas lojas de vestuário, móveis e eletrodomésticos, sem contar que você ainda pode se deslocar para o Centro da capital de forma rápida.

Outro aspecto positivo do bairro é a sua tranquilidade, visto que se trata de um bairro residencial com bastante prédios e que ainda conserva uma boa parte de casas tradicionais. 

A vida noturna não é tão movimentada quanto em outros bairros, mas isso não quer dizer que não existam alternativas de restaurantes e bares.

Confira, a seguir, alguns dos maiores destaques no bairro.

Parque da Aclimação

O Parque da Aclimação tem mais de 100 mil m² de natureza e atividades

Ele conta com um lindo lago, milhares de plantas, quadras de esportes, pista de caminhada e playground para crianças são algumas das opções de entretenimento oferecidas.

Por isso, se trata do local ideal para quem gosta de se exercitar ao ar livre e passear com tranquilidade

Assim, você não precisa se deslocar para outro bairro para fazer suas atividades e isso ainda serve de incentivo para quem deseja ter uma vida saudável.

Parque da Independência

Outro destaque do bairro Ipiranga se trata do Parque da Independência, um símbolo histórico para o nosso país

Afinal, como falamos na introdução, foi às margens do rio Ipiranga que aconteceu o famoso grito da independência, proclamado por Dom Pedro I em 1822. Já parou para pensar sobre isso? São mais 300 anos de história!

Nele se encontram o Monumento à Independência – uma grande escultura de granito e bronze que retrata a famosa cena da proclamação –  e o Museu Paulista. 

Visitar esses locais garante uma volta ao passado, além da bela paisagem do jardim e de outros atrativos comuns a um parque, como espaço para lazer e prática de exercícios físicos, por exemplo.

Aquário de São Paulo

No Aquário de São Paulo, é possível ver 300 espécies de animais em mais de 30 tanques de água. Ele fica no bairro Ipiranga, sendo uma ótima sugestão de entretenimento, especialmente para quem está querendo se divertir com crianças.

O local foi inaugurado em 2006 e parece um labirinto do fundo do mar. Ali, você vai encontrar peixes, tartarugas, jacarés, lagartos e vários outros bichos.

Sesc Ipiranga

São Paulo tem algumas unidades do Sesc espalhadas e uma delas fica no Ipiranga, que também conta com um belo espaço de apresentações. 

Em resumo, no Sesc Ipiranga você encontra cultura, música, teatro, educação, esporte, e muitas outras atividades para adultos e crianças.

Como é morar no bairro Ipiranga?

O Ipiranga é considerado um bairro de classe média em São Paulo, com construções modernas e antigas, que compõem a sua atmosfera charmosa. 

O “clima” é mais residencial, embora cultura e lazer façam parte dessa combinação. Outra vantagem consiste nas ruas arborizadas, fazendo com que a natureza se misture com a arquitetura cheia de memórias.

Muitas pessoas moram no bairro há anos, o que acaba sendo um sinal de vizinhança agradável. Portanto, morar no Ipiranga pode ser como formar uma família com quem está ao seu redor ou, pelo menos, construir boas amizades.

O bairro também é tido como seguro e bem policiado. Isso garante mais tranquilidade para manter a rotina de trabalho ou estudos, transitar pelas ruas e se divertir durante o dia ou pela noite.

A infraestrutura não deixa a desejar e você vai encontrar de tudo — de academias a lojas e faculdades. 

Em relação à saúde, existem opções fáceis como o Hospital Ipiranga, São Camilo e o Dom Alvarenga. Todos esses fatores são positivos para quem busca qualidade de vida na capital paulista.

No que diz respeito ao custo de vida, apesar da alta valorização, morar no bairro Ipiranga tem um bom custo-benefício. 

Isso significa que ele está longe de ser um dos bairros mais caros de São Paulo e os valores podem variar muito de acordo com as características do imóvel, além da localização dentro da própria região.

De modo geral, basta dar uma volta para perceber como a história parece estar viva no local, sem falar da facilidade de acesso e a estrutura de serviços disponível. 

Desse modo, esse pode ser realmente o lugar ideal para ter um lar feliz e comprar o seu apartamento Riva.

Confira mais sobre o bairro no vídeo abaixo!

More no bairro Ipiranga em um dos apartamentos da Riva!

Gostou de saber mais sobre o bairro Ipiranga e tem interesse de se mudar para lá? Então, está na hora de conhecer os empreendiemntos da Riva Incorporadora!

O Influence Triunfo oferece uma experiência de vida única. O condomínio apresenta apartamentos com varanda para desfrutar de vistas deslumbrantes, espaço gourmet ideal para momentos de confraternização, quadra poliesportiva e um moderno espaço fitness para a prática de exercícios físicos.

Quadra Influence Triunfo Riva
Quadra do Influence Triunfo, empreendimento da Riva Incorporadora no bairro Ipiranga.

O Influence Independência está estrategicamente localizado a apenas 200 metros da estação do Ipiranga, proporcionando mobilidade para explorar toda São Paulo e região metropolitana.

Com apartamentos de 2 dormitórios, oferece lazer completo, incluindo quadra, playground, piscina, entre outros, para que você viva com exclusividade e tenha tudo o que precisa ao seu alcance.

Churrasqueira Influence Independencia Riva
Churrasqueira do Influence Independencia, empreendimento da Riva Incorporadora no Ipiranga.

A Riva é uma construtora comprometida em proporcionar qualidade de vida em sua moradia. Por isso, nossos apartamentos são funcionais e modernos, sempre priorizando a segurança e oferecendo as melhores localizações possíveis.

Gostou desse conteúdo? Então, continue no blog da Riva Incorporadora e conheça as vantagens de morar na capital!

CTA da Riva

Post Anterior
Condomínio com academia: invista em sua saúde, bem-estar e qualidade de vida
Próximo post
Como é morar na Vila Olímpia?