Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Vale a pena investir em imóveis em 2022?

  • 18 de janeiro de 2022
  • Equipe Riva
  • 4 minutos de leitura
Vale a pena investir em imóveis em 2022? Riva Incorporadora

Investir em imóveis em 2022 ainda é uma alternativa considerável? 

Sempre que um ano termina e o outro começa, tendemos a nos questionar a respeito de algumas decisões que precisam ser tomadas. Uma delas está ligada ao planejamento de investimentos. Nesse sentido, muita gente se pergunta, por exemplo, se vale a pena investir em imóveis em 2022.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

De fato, os investimentos imobiliários sempre chamam a atenção devido a dois aspectos básicos. Em primeiro lugar, comprar um apartamento ou uma casa faz parte do projeto de vida da maioria das pessoas. Além disso, trata-se de um aporte financeiro considerado seguro pelo mercado.

Com esses dois fatores em mente, fica fácil fechar negócio. Mas será que só eles bastam para tomar esse tipo de decisão? É exatamente isso o que vamos analisar juntos neste conteúdo.

Continue a leitura e confira os prós e contras de investir em imóveis em 2022!

Contexto mais do que favorável

Qualquer pandemia é capaz de provocar profundas mudanças. No caso da mais recente, desencadeada pela Covid-19, a principal transformação social foi a aceleração de algumas alterações que, no fundo, já estavam em curso.

Em termos de mercado imobiliário, a consolidação da cultura do home office impulsionou a procura por imóveis. Isso porque uma boa parte da população percebeu que o espaço alugado naquele momento não comportava a criação de um escritório doméstico, por exemplo.

Vale lembrar que muitos escritórios comerciais continuam funcionando nos mesmos endereços. Assim, outra parcela de profissionais preferiu se mudar para locais mais próximos de seus ambientes de trabalho. Aqui, a ideia é ficar o menor tempo possível exposto durante os deslocamentos da residência para a empresa e vice-versa.

Além de tudo isso, há quem saiu à procura de um novo imóvel em busca de mais espaço para manter o hábito de se exercitar em casa. De uma maneira ou de outra, fato é que existe uma demanda que deve se manter aquecida nos próximos anos, pois a relação das pessoas com seus lares mudou.

Ótima rentabilidade

Desde que avalie alguns fatores, como a localização do bem desejado, as chances de obter um excelente retorno no futuro são grandes. Os números ficam ainda mais atrativos se você financiar o imóvel na planta, uma vez que pagará um valor abaixo do que ele, depois de pronto, tende a valer.

Diversificação de investimentos

No mais, investir em imóveis é uma ótima maneira de diversificar seu portfólio de investimentos. Inclusive, é interessante aplicar uma parte dos seus recursos em fundos imobiliários, que são um tipo de renda variável que merece destaque.

Tempo para locação

Esse é um aspecto negativo, pois o período necessário para conseguir alugar seu imóvel pode ser maior do que o programado. Enquanto não encontra o inquilino ideal, você precisa arcar com os gastos fixos sozinho, como IPTU. Além disso, um imóvel vazio gera gastos relacionados à manutenção.

Alto aporte inicial

Outro ponto a se pensar é o montante a ser desembolsado para adquirir um bem imobiliário. Antes de concluir a compra, você deve efetuar uma projeção de fluxo de caixa detalhada, a fim de evitar surpresas nos próximos meses.

Por conta desses fatores, é possível concluir que investir em imóveis em 2022 é uma boa opção. Lembre-se, entretanto, de alinhar sua decisão às suas necessidades e objetivos. Por fim, siga em frente apenas depois de elaborar um planejamento financeiro minucioso.

Já está pensando nas melhores regiões para investir? Então, aproveite para conhecer os melhores bairros para morar no Rio de Janeiro!

Ah! E caso esteja em busca de empreendimentos em outras regiões, acesse agora nosso catálogo com uma ampla variedade de opções.


Post Anterior
Aprenda a montar um cronograma de limpeza doméstica
Próximo post
Confira a lista de todos os documentos para financiar um imóvel