Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Dicas para decorar uma varanda gourmet e deixá-la encantadora

  • 21 de dezembro de 2022
  • Equipe Riva
  • 14 minutos de leitura
Dicas para decorar uma varanda gourmet e deixá-la encantadora Riva Incorporadora

Tem dúvidas de como fazer uma decoração de varanda gourmet para o seu imóvel? Fique por dentro de algumas dicas que vão te inspirar!

Nem sempre é uma tarefa fácil encontrar a decoração de varanda gourmet que mais combina com o seu lar. Afinal, é preciso levar em conta tanto a harmonia entre os elementos quanto a funcionalidade do espaço.

A boa notícia é que com algumas dicas certeiras você consegue tirar de letra essa missão. Dessa forma, você pode comprar um apartamento e saber como montar esse cômodo em seu lar.

Além disso, lembre-se que apostar em uma decoração agradável para a varanda vai garantir que o ambiente fique mais aconchegante e acolhedor. 

Quer acertar na decoração da varanda gourmet e saber mais sobre esse cômodo? Então, continue lendo este texto que a Riva preparou especialmente para você. Saiba mais!

Afinal, qual a proposta de uma varanda gourmet?

A varanda gourmet se trata de um espaço externo integrado à sala de jantar ou à cozinha do apartamento, oferecendo maiores possibilidades de conforto para os moradores e suas visitas.

Geralmente, a varanda conta com uma área totalmente aberta ou com uma abertura com um ponto de água e uma churrasqueira. 

No entanto, muitas pessoas adaptam esses elementos de acordo com seus gostos pessoais, colocando geladeira, microondas, forno de pizza, fogão, e outros eletrodomésticos.

Além disso, o espaço também possui lugares para descanso, como bancos, poltronas, cadeiras, sofás e redes que também servem para apreciar a vista.

Assim, a proposta da varanda gourmet é ter um ambiente arejado com vista, oferecendo mais possibilidades para os donos de apartamentos que possuem pouco espaço.

varanda gourmet com sofá, balanço e plantas.

Conheça mais sobre a tendência e sua origem 

Apesar de ser uma tendência recente no Brasil, a varanda gourmet surgiu nos países europeus há cerca de 15 anos. Lá, as pessoas utilizavam as sacadas dos prédios como espaços de confraternização.

A partir disso, arquitetos e engenheiros passaram a criar projetos imobiliários com a integração desse ambiente, criando assim uma nova proposta para os apartamentos.

No Brasil, esse espaço se popularizou especialmente no Rio Grande do Sul, onde os gaúchos não abrem mão do tradicional churrasco. Por isso, muitas varandas contam o espaço para a churrasqueira.

No entanto, a varanda gourmet se espalhou pelo país inteiro apenas depois da tendência chegar aos melhores bairros de São Paulo.

Inclusive, vale lembrar que isso também aconteceu porque as pessoas procuram por espaços com mais possibilidades. Nesse sentido, residências práticas e funcionais saem na frente.

Os benefícios de ter uma varanda gourmet

Foi-se o tempo em que morar em apartamento era sinônimo de não ter espaço para receber seus amigos e familiares, pois, a cada dia que passa, se integram mais opções aos imóveis.

Assim, ter uma varanda gourmet se apresenta como uma das maiores vantagens de morar em um apartamento, especialmente para quem deseja vender o empreendimento.

Falando nisso, os imóveis são bem mais valorizados quando oferecem esse espaço em sua estrutura, aumentando assim as suas chances de venda.

Ainda não tem varanda gourmet no seu apartamento e quer saber os principais benefícios de possuir uma? A seguir, listamos alguns deles. Confira!

Ter um espaço próximo para lazer e descanso 

Hoje em dia, é bem comum que as pessoas passem bastante tempo no apartamento, especialmente após o aumento de profissionais que atuam em casa.

Contudo, um dos maiores receios dos brasileiros é o excesso de trabalho durante o home-office. Afinal, é muito fácil confundir os limites laborais e de descanso em um único ambiente.

Portanto, a varanda gourmet pode ser esse espaço de lazer no seu lar, sendo o lugar onde você pode realizar celebrações com amigos ou apenas fazer atividades como leituras, meditação ou simplesmente jogar algo.

Ótimo para receber os amigos e familiares

Outra vantagem da área gourmet é ser um dos espaços mais sociais da casa.

Isso acontece porque a varanda gourmet costuma ser utilizada, na maioria das vezes, para receber visitas. Aliás, muitas pessoas preferem recebê-las em casa do que se incomodar em tentar reservar o salão de festas do prédio.

Assim, ter esse ambiente no seu lar torna-se um trunfo e poupa você de ter dores de cabeça com síndicos do edifício onde mora.

Apenas tenha em mente que você deve ter a estrutura necessária para receber confortavelmente os seus convidados. Mais à frente, vamos dar algumas dicas para você criar uma varanda gourmet sensacional!

Ambiente livre e com plantas

Você sabia que, inicialmente, a varanda gourmet tinha como objetivo ser um espaço para o cultivo de plantas? Inclusive, muitos moradores utilizavam o ambiente até mesmo para a criação de pequenas hortas.

Com o tempo, novas funcionalidades foram sendo adicionadas ao cômodo, mas isso não significa que você não pode utilizá-lo com o sentido original.

Aliás, é super importante que você tenha plantas em seu apartamento, afinal elas contribuem para uma melhor circulação de ar puro, além de serem ótimos elementos decorativos.

Portanto, aproveite este espaço para ter plantinhas no seu lar. Desse modo, você pode escolher entre criar um belo jardim ornamental ou uma pequena horta para cultivar alimentos.

Dicas de decoração para uma varanda gourmet

Agora que você já sabe dos benefícios de ter uma varanda gourmet no seu apartamento, está na hora de conferir as nossas dicas de decoração. Saiba mais!

Encontre estilos que se adaptem à decoração do imóvel

Essa é uma das primeiras etapas no planejamento para decorar um espaço.

Contudo, antes de pensar no estilo da área gourmet, é interessante observar a decoração do apartamento como um todo. A partir disso, é possível ter ideias que melhor se adaptam ao cenário que você já tem.

Inclusive, com isso em mente, você garante que não vai ter cômodos que não combinem entre si, criando uma desarmonia entre os elementos dos ambientes.

Por isso, experimente olhar atentamente os tons que mais predominam nas cores do apartamento, os traços e os elementos que você escolheu para o ambiente interno. 

Assim, é só adequar a varanda para seguir a mesma linha e ficar em harmonia com o restante da casa.

Lembre-se também de que é importante combinar a mobília com o estilo de decoração escolhido para a sua varanda gourmet. Por isso, dê preferência pelos itens que mais expressam a identidade que você planejou para a sua casa.

varanda gourmet com móveis, bancada e eletrodomésticos.

Pense nos revestimentos

Após decidir o estilo para a sua área gourmet, outro aspecto importante a se considerar é o tipo de revestimento para o ambiente.

Se você selecionou um estilo clássico ou minimalista, o ideal é utilizar revestimentos mais lisos, como o porcelanato e o inox, além de preferir cores neutras.

Um ambiente mais rústico, no entanto, combina com tons terrosos e superfícies revestidas em tijolos, madeira ou pedras, especialmente para quem deseja ter uma churrasqueira no recinto.

Aqui, você pode utilizar revestimentos 3D com acabamentos rústicos em estilos de pedra para compor o visual de sua varanda gourmet.

De modo geral, esse é um dos cômodos de sua casa voltados para o lazer e o entretenimento. Portanto, confira vida ao espaço por meio de diversos pontos de cores, transmitindo a ideia de felicidade e alegria.

Escolha os móveis ideais para o ambiente

Aqui, a estratégia usada é a mesma para decorar apartamento pequeno, pois é importante se adaptar ao tamanho do cômodo.

Assim, quando o ambiente não é muito grande, como é o caso da maioria das varandas, o melhor a fazer é dar preferência por móveis personalizados

Dessa forma, você os planeja de acordo com o espaço disponível e as principais funções que deseja para o mobiliário.

Como a varanda gourmet é pequena, o melhor a fazer é otimizar o espaço disponível. Para isso, planejar o posicionamento do mobiliário faz toda a diferença, e começar por móveis personalizados já é um ótimo passo.

Além disso, a posição que os móveis vão ficar na varanda precisa colaborar para o conforto. Por isso, observe se os móveis combinam com um ambiente de confraternização e acolhimento.

Eles também devem estar alinhados ao projeto de iluminação do imóvel e permitirem uma boa circulação de ar.

Por fim, quer uma dica para aumentar a sensação de amplitude do espaço e, ainda, ter uma boa circulação? Aposte em ambientes integrados. 

Assim, unir uma cozinha americana com a área gourmet, por exemplo, atende esses requisitos e traz um toque moderno e funcional para o local.

Use enfeites harmoniosos 

Depois de dar atenção aos cuidados maiores, chegou a hora de se preocupar com os detalhes: os adornos que você vai usar na varanda. 

Afinal, quanto mais você caprichar nos detalhes, maior será a sensação de bem-estar e conforto proporcionada às visitas e aos próprios moradores.

Nesse contexto, é possível apostar nas mais variadas opções, desde vasos de plantas, até objetos que têm algum significado para você e para a sua família.

Assim, invista também em quadros, esculturas e demais peças artísticas para dar um toque de elegância ao ambiente como um todo.

Você também pode escolher luminárias para criar um clima intimista e aconchegante para a sua varanda gourmet.

Entretanto, considere o estilo de decoração de sua casa e o espaço disponível, pois não adianta encher sua varanda com diversos elementos que não ornam entre si ou que amontoam o cômodo.

Espalhe plantas pelo local 

Já falamos da importância das plantas, mas é sempre importante frisar como elas adornam o ambiente de forma prática e sem esforço.

Graças a elas, você traz um pouco de verde para ambientes com pouca cor. Dessa forma, você aumenta o contato com a natureza sem precisar sair de casa.

Para isso, adquira plantas que vivem bem em apartamentos, dando preferência àquelas que não precisam de cuidados constantes e que vivem bem à meia-luz.

Se o seu espaço não tiver luz solar durante boa parte do dia, não há problema. Há plantas que não precisam de sol o tempo todo para sobreviver e podem ser verdadeiras coringas na composição da sua varanda gourmet.

Uma dica: considere a sua rotina na hora de trazer plantas para o seu apartamento. Se você tiver tempo disponível, você pode colocar diversas espécies diferentes e se dedicar ao cultivo sem problemas!

varanda de apartamento com sofá e muitas flores.

Não se esqueça de equipamentos úteis

Por último, mas não menos importante: é importante definir os equipamentos úteis para o seu espaço. Isso tem tudo a ver com o que você decidiu para a sua varanda gourmet.

Quer transformá-la em um ambiente para receber amigos e fazer uma comida gostosa? Então, aposte em uma churrasqueira, geladeira, forno de pizza, fogão convencional e utensílios desse tipo.

A sua varanda gourmet também pode ser um espaço de lazer, então faz mais sentido como uma televisão, videogame e jogos de tabuleiros no cômodo.

Como falamos acima, decida o que vai ser mais útil para você e escolha alternativas que se adequem às suas condições financeiras. Aliás, vale ressaltar que você deve adaptar nossas dicas de acordo com a sua realidade.

Faça sua varanda gourmet em um empreendimento Riva!

Como você viu ao longo do texto, a área da varanda gourmet é um ambiente da casa que precisa estar sempre bonito e aconchegante. 

Para ter esse resultado, siga as nossas dicas apresentadas neste artigo. Certamente, a decoração do seu ambiente será incrível.

Não há condições de colocar em prática nossas ideias no seu apartamento? Então, chegou o momento de você conhecer os imóveis da Riva!

Nossos empreendimentos são modernos e funcionais, além de se localizarem em regiões privilegiadas em diversas cidades do país.

Outra vantagem é que a Riva se preocupa em criar condomínios com diversas opções para os seus moradores, como espaços gourmet, fitness e para as crianças.

Quer saber mais sobre os nossos imóveis? Fale com um de nossos consultores e confira todos os benefícios de morar em um apartamento da Riva.

Se você curtiu as dicas, não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais e de acessar o Blog da Riva Incorporadora para ter acesso a outros conteúdos exclusivos!


Post Anterior
É possível ter cachorro em apartamento? Saiba tudo a respeito
Próximo post
Índice de reajuste de aluguel: entenda como funciona e de que modo usá-lo